Memórias afetivas na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe no Ceará.

Estás imagens retratam cenas singulares da Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe – Ceará. A árvore é o tamboril, remetida como símbolo local, apresentando galhos robustos.

Está localizada em frente ao terreiro da casa do líder do quilombo, local onde todos se reúnem para os festejos populares, as tradicionais terreiradas culturais, feiras e encontros.

As fotografias foram registradas em janeiro de 2020, o sol vibrante e forte apresenta a força destes povos que vivem em diáspora e mantém viva sua ancestralidade.

A porta em “duas bandas” figura na maior parte das casas do interior do Ceará.

Nas casas da comunidade do Sítio Arruda as famílias trazem esse costume até os dias atuais.

As flores também ornamentam a frente dos lares e também reverenciam o saber feminino, as mulheres desta comunidade que por meio de sua força e luta diária produzem os saberes cultivos nos terreiros da resistência.

A imagem retrata o crepúsculo na Comunidade do Sítio Arruda. Quando anoitece, para os moradores de lá, é motivo de festejo e alegria no terreiro da associação da comunidade.

Salve as escritas da terra, os escritores populares.

Salve as escritas da terra, os escritores populares.

Para quem acompanhou todo seminário viu de adversidade histórias ainda a serem contadas. São diversos por que diversas são as formas de insurgência e de sujeitos insurgentes que os territórios têm. pessoas que trazem consigo a marca da luta pela terra e pelas águas....

Cajueiro rEXISTE

Cajueiro rEXISTE

" Eu vou fazer uma embolada, Um samba, um maracatu Tudo bem envenenado Bom pra mim e bom pra tu Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus " Chico Science