Inscrições abertas!

As inscrições gratuitas para o evento já estão abertas! A submissão de trabalhos já começa HOJE, nesta quinta-feira (28 de jan) e segue até dia (19 de fev). Acesse o link na bio: www.seminariopovosnatureza.org e se inscreva!

🤝🏿 O Seminário Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos: “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório” representa um momento importante de debates sobre os “Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos”, documento aprovado em julho de 2011 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e que aborda (1) “o dever do Estado de proteger os Direitos Humanos”; (2) “a responsabilidade das empresas de respeitar os Direitos Humanos” e (3) o “acesso a mecanismos de reparação”.

🌿O evento é promovido por Justiça nos Trilhos (JnT), Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da UFMA (Gedmma), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFMA, Grupo de Trabalho sobre Fronteiras, Regionalização e Globalização na América do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). E acontece na esteira do Seminário Internacional “Carajás 30 Anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia oriental”, realizado em 2014, em São Luís – Maranhão.

💻 A nova versão virtual, tratará os temas acima mencionados à luz do quadro de retrocessos em direitos humanos e preservação ambiental, de injustiça e racismo ambiental e de desdém pelas mudanças climáticas no atual Governo Federal brasileiro, bem como a conjuntura da pandemia e do pós-pandemia.

▶️ O Seminário Internacional será totalmente on-line e gratuito. Fique ligado nas redes sociais da @justicanostrilhos para mais informações!

Salve as escritas da terra, os escritores populares.

Salve as escritas da terra, os escritores populares.

Para quem acompanhou todo seminário viu de adversidade histórias ainda a serem contadas. São diversos por que diversas são as formas de insurgência e de sujeitos insurgentes que os territórios têm. pessoas que trazem consigo a marca da luta pela terra e pelas águas....

Cajueiro rEXISTE

Cajueiro rEXISTE

" Eu vou fazer uma embolada, Um samba, um maracatu Tudo bem envenenado Bom pra mim e bom pra tu Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus " Chico Science