ANAIS

Os Anais a seguir são um registro dos trabalhos apresentados e das discussões estabelecidas durante o Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas – “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório”, realizado de forma virtual entre 15 e 19 de março de 2021.

Os trabalhos estão divididos em 5 GTs (grupos de trabalho), e cada qual corresponde a um grande tema:

– No GT1 serão encontrados trabalhos que discutem novas formas de territorialidades e racionalidades não ocidentais frente a ações empresariais e estatais.

– No GT2 os trabalhos apresentam mobilizações e lutas por reconhecimento e direitos.

– No GT3 é debatida a questão de gênero em múltiplos aspectos no contexto de lutas territoriais urbanas e rurais.

– No GT4 são feitas reflexões sobre a expansão de megaprojetos, processos de luta e resistência de comunidades tradicionais, povos e organizações sociais.

– No GT 5, por fim, são compartilhadas práticas e processos de comunicação popular pensadas e vivenciadas em contextos de lutas e resistências frente a grandes projetos de desenvolvimento.

Os cinco GTs dão título e organizam os capítulos que seguem, apresentando contribuições de autores e autoras do Brasil e de outros países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Os Anais, disponíveis para download, registram os resultados das discussões como um espaço de memória, reverberação de vozes e resistências e potencialização das insurgências frente ao extrativismo predatório, vividas por povos, comunidades e natureza.

Boa leitura!

GT 1: Territórios, resistências, autonomias e novas territorialidades

GT 2: Memórias, histórias e lutas por reconhecimento

GT 3: Questões de gênero e étnico-raciais em lutas territoriais

GT 4: Projetos e programas de desenvolvimento, extrativismo de grande escala e estratégias de luta e resistência

GT 5: Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa:  lutas e resistências frente a grandes projetos de desenvolvimento

ANAIS COMPLETO